Tuesday, January 27, 2009

Sob as bênçãos do Sol


Engraçada a sincronia, o primeiro eclipse solar do ano só pode ser visualizado da ÍNDIA (e em algumas partes da Ásia) e aconteceu no primeiro dia do ANO NOVO CHINÊS. Sim, dois detalhes super importantes para a construção da história. O primeiro porque a Índia é um local super sagrado com todo o seu panteão de Deuses, religiões e costumes. O segundo, o ano novo chinês, pelo mesmo motivo já citado no caso da Índia e também porque esse ano inicia o ano do BOI.

Qual será a energia do ano do boi? Bom, li um artigo na internet falando que os grandes impérios construíram seus castelos sob bolhas de sabão e, portanto, eles devem em breve perder sua sustentação. Aliás, como já vem ocorrendo devido à crise econômica mundial. Isso quer dizer que o ano do BOI marca o fim da ilusão.

Como acontece o fim da ilusão? Bom, ao meu ver é quando a claridade toma conta daquilo que está obscurecido tanto no individual quanto no coletivo. Os mais desavisados e individualistas não podem nunca esquecer que ninguém se ilumina sozinho. Portanto, muita paciência, compaixão e humildade para os outros que ainda não começaram a trilhar um caminho mais elevado.

A humanidade perceberá quanta bobagem tem feito ao despejar todo seu valor baseando-se apenas em acúmulo financeiro. Agora que muitos estão perdendo seus empregos, parando de encher os bolsos de pessoas que ganham até 100 vezes o seu salário, eles podem perceber o que andavam fazendo.

O que eles andavam fazendo? Iludindo-se, consumindo desenfreadamente, destruindo ainda mais a biosfera, não tendo tempo para cuidar do espírito e nem de suas relações com os outros. Diz um ditado taoista que para construir algo é necessário primeiro destruir algo. Logo, o ano do boi será um ano de abandonar velhos condicionamentos e construir uma natureza mais ilimitada para viver de acordo com o novo tempo.

Nesse novo tempo nossos valores não serão mais medidos pelos valores de mercado. Tudo se transforma em uma sociedade que ao invés de emergir para a violência começa aos poucos a se dar conta de que não adianta guerrear para continuar alimentando os mesmos poderosos para que estes continuem exercendo seus jogos. O melhor a fazer agora é cuidar de si, de suas relações e vibrar em esferas mais altas.

Esse é o tempo das coisas que não podemos comprar. De acordo com o Dalai Lama exista uma coisa que o dinheiro não pode comprar e essa coisa se chama AFETO. Podemos ter a blusa da última coleção do Alexander McQueen, podemos comprar um Nike Air modelo retrô direto de uma loja no Japão, mas nada disso vai substituir o amor, carinho e compreensão que apenas as pessoas que você conquistou durante a vida podem lhe dar.

No comments:

Post a Comment