Thursday, February 19, 2009

Shiva


É com muito prazer que digo que esse Deus da foto ao lado, Shiva, não larga do meu pé, ainda bem por isso! Quem nesse mundo tem tamanho privilégio? Algumas poucas pessoas que despertam para esse tipo de entendimento, acredito.

Nosso relacionamento começou a uns oito anos atrás, quando eu comecei a entrar no universo do Yoga, o qual se atribui a ele o início da prática no nosso mundo. Bom, de lá para cá o fato de ter me tornado uma shivaísta de forma espontânea e natural aconteceu na minha vida, foi uma entrega, algo que não pude controlar.

Mesmo que eu frequente as mais diferentes religiões, que eu avance nos meus estudos budistas e nas minhas práticas xamânicas, lá está Ele, guiando meu caminho, uma força poderosa e sem explicação racional dentro do meu mundo. Até em sonho seu touro Nândi já me salvou de um ataque! Sim, foi logo após eu travar uma discussão com um amigo Hare Krishna, que insistia no seu ponto de vista distorcido de que Shiva era apenas um semi-deus. Da onde ele tirou essa bobagem eu não sei.

Fiquei um tanto afastada de Shiva nesses últimos meses. Minha prática de Yoga era zero, lá de vez em quando ainda fazia uns pranayamas, umas posturas, mas nada diligente como deve ser. Tapas (= auto-superação) passava longe da minha vida acomodada.

Bom, não é que de repente o Yoga voltou com tudo na minha vida? Uma força enorme, uma vontade de ir além, que foi despertada durante um retiro budista. Sei que budismo e hinduísmo estão longe de serem a mesma filosofia, mas um é permeado pelo outro por causa de sua convivência e nascimento na sagrada região da Índia.

Pratiquei muito Yoga no retiro, até porque senão meu corpo não iria aguentar as horas e mais horas de meditação. Foi nesse momento que notei que meu corpo e minha mente estavam intoxicados. Estava gorda, inchada, mau conseguia sentar com as pernas cruzadas! Eu, pensava, uma ex-professora, que já estava a ponto de descansar na posição de lótus! De vez em quando é bom ficar com o ego insultado, voltei as minhas práticas com força total!

Para a minha alegria fui pesquisar qual dia do ano aconteceria o Maha Shivaratri, e claro, acabei descobrindo que esta mais próximo do que eu imaginava, cai agora, dia 23 de fevereiro. A noite de Shiva é uma celebração muito bela na Índia, todos se reúnem para comemorar, cantar mantras, fazer preces auspiciosas e pujas - oferendas de flores, incensos e comidas.

Ou seja, ainda bem que Lorde Shiva não larga do meu pé! Fico sempre impressionada com as suas demonstrações de carinho, se é que se pode chamar assim, por quem gosta Dele. Eu sempre me surpreendo, vai além da minha compreensão intelectual e por isso me entrego de coração a essa energia linda, que invadiu minha vida e irradia para todo o sempre. OM NAMAH SHIVAYA!

P.S.: A novela da Glória Perez está de parabéns. É tão legal ver o hinduísmo na TV, agora meus parentes vão compreender melhor e me deixar em paz. A matriarca da família, que é umbandista, ficou feliz em ver que as práticas se parecem, para não dizer que em alguns momentos são as mesmas!

1 comment:

  1. O raio de Shiva atingiu a minha vida inteira em apenas um dia, literalmente não conhecia nada de Shiva, a ioga sim, iniciei em dezembro de 2009 mas não fazia relação alguma com Shiva, participei de um curso na Aldeia de Shiva, R'XA ® - (Reiki Xamânico Ancestral) e na seqüência o 2o Ritual Xamânico de Cura Estelar. O que me motivou a ida na Aldeia de Shiva foi a bebida sagrada Ayahusca. Prá que, além que ter uma iniciação em conhecimentos sobre Shiva e o Shamanismo Ancestral pois Shiva além de tudo é um Xamã Cósmico durante o ritual recebi infinitas graças com a Revelação e Iluminação.

    OM NAMAH SHIVAYA!

    ReplyDelete