Monday, December 22, 2008

A cegueira


Estou passando meus dias em Jundiaí até depois do Natal, quando retorno para Porto Alegre no dia 26 e já parto em seguida em direção a mais uma nova aventura. Eu tenho essa mania de dar uma de antropóloga por aonde vou e aqui em Jundiaí nunca foi diferente, noto diferenças loucas e vejo como no mundo não existe mesmo um lugar igual ao outro.

Uma coisa que me apavora e eu acho que é um traço do interior de São Paulo é a grande proliferação de pessoas que se dizem cristãs, mas, que na realidade não são mais do que proliferadoras de preconceitos, dogmas e outras coisas que considero produto do atraso. A senhora dona da casa na qual estou me hospedando é um bom exemplo dessa loucura toda: assiste o canal católico 24 horas por dia, pronúncia o nome do Encardido (como ela diz) mais do que o do próprio Jesus e adora fazer pré-julgamentos dos outros, incluindo ai qualquer ser que respire.

Eu nada tenho contra o Cristianismo, eu acredito em Jesus Cristo, mas ele está vivo e agora se chama Juramidam (para alguns), mistério que há pouco tempo descobri. É que me impressiona o fato de tantas pessoas continuarem e preferirem viver sob o signo da cegueira (Saramago está certo!). Quando uma reforma das igrejas cristãs é proposta sempre ficamos entusiasmados pensando que é chegada a hora da velharia evoluir. Ledo engano, o que vejo são famílias inteiras querendo viver como se ainda estivéssemos no período medieval de caça às bruxas.

Existe um livro difundido tanto entre os católicos carismáticos quanto os evangélicos protestantes que fala sobre os símbolos da Nova Era. É uma patetice em cima da outra, algo inacreditável de ainda ser propagado em pleno ano de 2008, quase 2009! Ali uma lista de coisas é vista como símbolos do retorno do Coisa Ruim. Aliás, a maior bobagem das bobagens, diz que Maitreya é o nome do filho do Capeta que está para nascer!!!!

HAHAHAHAHAHAHA! Tem muito mais coisas da onde esses absurdos vieram. No livro diz que a estrela de seis pontas, aquela mesma utilizada como símbolo de cura e também do exército de Davi, seria um desses símbolos diabólicos da Nova Era. Algo absurdo, contestável até mesmo pelos próprios escritos do Antigo Testamento!

Falam mal de Shambala, do Buda Maitreya e de tantas outras coisas. Até praticar Yoga seria para o autor dessa bobagem algo maléfico, assim como também seria coisa do Cramunhão acreditar em uma Nova Era, em propagar a mensagem dos Guerreiros do Arco-Íris, ouvir ACDC e outra carreta de coisas. Era tanta informação que eu juro para vocês, preferi me abster de comentários e fazer a velha senhora continuar acreditando em suas besteiras.

No outro dia ela me deu mais uma pilha de livros cheios dessas ideologias baratas e que se dizem cristãs. Fiquei me perguntando como essas pessoas podem realmente achar que Cristo seria um cara tão preconceituoso, que iria implicar com um desenho de lua e estrela, ou se importar no uso terapêutico da estrela de seis pontas (que simboliza, aliás, o enlace do masculino e do feminino em muitas culturas pagãs).

De noite, como não poderia deixar de ser, fui assombrada por sonhos com um demônio gordo, vestido de capa preta e que estava sentado na varanda de uma casa de madeira fumando um cigarro. No início fiquei com medo da criatura, mas depois me aproximei para conversar. Aquele ser me pareceu despreocupado, na dele, e conversou comigo numa boa durante o sonho, falando que até para ele esse monte de pregações parecia mesmo uma tremenda bobagem.

Claro que foi um sonho fruto do meu estado mental. Na realidade compreendi que as pessoas estão acostumadas a convencionar como Diabo nada mais é do que o mal que emana de dentro de cada uma delas. Quando vivemos com a cabeça estagnada por velhos conceitos atrasados, quando praticamente voltamos atrás nos assuntos condizentes com a espiritualidade, estamos sendo nossos próprios obsessores. É tão triste ver as pessoas se entregarem de cabeça a coisas desse tipo, sinto pesar pelos obstáculos que a maioria ainda terá de enfrentar.

Porém, ao longo dos anos aprendi a não mexer em vespeiro. Prefiro ter compaixão, tentar aceitar essa outra visão e respeitar as decisões das pessoas a minha volta. Mas, com muito cansaço, confesso. Ontem mesmo fui à missa para dar uma chance a senhora que me hospeda. O Padre até que me pareceu bem plausível sentado em seu trono no altar da igreja, parecendo que estava até em transe mediúnico.

Parecia não, ele estava, vi todos os sinais da mediunidade manifestados naquele padre, que não tinha o menor pudor em exibi-los. O interessante é que ele está reunindo muitas pessoas em sua comunidade, trazendo gente de todos os cantos para participar de sua paróquia. As pessoas dizem que não sabem da onde vem tanto carisma, que ingenuidade, vem do alto inspirado por muitos irmãozinhos de luz que ali se fazem presentes.

O cara é um médium, ok. Inspirado, como diriam esses católicos e protestantes, pelo Espírito Santo, que nas religiões cristãs espiritualistas seria visto como uma manifestação da Força, da energia do Universo, um transe mediúnico. A inspiração venha de onde vier é bonita e cumpre a missão de congregar os fiéis. Só que o preconceito, à vontade desenfreada de converter e salvar almas de outros credos não cai bem para um Cristão. Acho que a liberdade de escolha, o respeito e a dignidade de cada um devem sempre ser considerados acima de tudo.

Essa experiência só reforçou mais ainda a necessidade que vejo nos indivíduos de que devem se esclarecer sobre os assuntos do mundo. A informação é algo precioso para a evolução. Não podemos nos fechar em nosso pequeno universo com o risco de sairmos por ai falando um monte de besteiras. Se eu falei alguma besteira, se alguém odiou o meu texto tudo bem, está no seu direito. Mas, por favor, me poupe de comentários baixos, aqui é um lugar criado para a elevação do pensamento, já que vamos nós ao Vosso reino!

No comments:

Post a Comment